Projetos sem meta e indicadores é como um jogo de futebol sem placar

PlacarE ai pessoal, tudo bem?

Vocês conseguem imaginar um jogo de futebol sem placar?

Será que teria alguma graça torcer 90 minutos para algum time e no final não saber quem ganhou ou quem perdeu?

Eu particularmente, não me sentiria nem um pouco atraída para investir meu tempo em algo que no final eu não saberia o resultado.

E você? Assistiria a um jogo ou qualquer competição se no final não conseguisse saber quem “ganhou o jogo”?

Por que com projetos deveria ser diferente?

Muitas vezes vejo o gerente do projeto sempre usando o gerúndio para reportar o andamento de sua empreitada, frases do tipo “o projeto está andando conforme o planejado”, “estamos finalizando a atividade” ou “estamos colocando os projetos nos trilhos” são velhas conhecidas da nossa categoria. Não é mesmo nobres colegas? rs

O gerúndio em projetos é praticamente a falta de placar de um jogo de futebol! Mas, como eliminar o gerúndio?

A resposta é simples: crie metas e indicadores!

Criando metas você tornará claro o que espera de cada membro da equipe e criando indicadores você deixará claro como está o desempenho de todos e consequentemente do projeto.

Pratique a gestão a vista sem medo de expor a equipe em resultados negativos, resultados são resultados e com o tempo a tua equipe entenderá que utilizá-lo é questão de sobrevivência.

No primeiro momento não abuse da dose do remédio, se sua equipe não está acostumada com indicadores, um nível de pressão e competição um pouco mais acirrado, comece devagar!

Inclua um indicador físico, por exemplo, cumprimento de prazo e em doses homeopáticas aumente a dose e passe a ter outros indicadores como custo, qualidade ou retrabalho.

Vicente Falconi, um dos papas da gestão a vista, descreveu na coluna da Exame.com muito bem como é uma empresa sem metas e indicadores e as comparou brilhantemente com um jogo de futebol sem placar.

Vale a pena a leitura dessa coluna, pois a cada resposta do professor uma verdadeira aula!

Vamos eliminar o gerúndio, o zero a zero e vamos colorir o placar de resultados de nossos projetos!

Um grande abraço e um final de semana maravilhoso para todos vocês!