Erro de planejamento financeiro pode inviabilizar um investimento bilionário!

Quando tratamos de projetos de pequeno e médio porte a atenção ao planejamento financeiro, bem como na realização dos investimentos planejados é questão de sobrevivência​. Mas saiba que em projetos de grande porte a preocupação não diminui e descuidos podem colocar um projeto bilionário na linha do prejuízo financeiro.

Você sabia desta obra gigantesca no Brasil?

Planejamento FinanceiroAnglo American, a sexta maior mineradora do mercado, está realizando desde 2007 no Brasil, O MAIOR PROJETO DE TRANSPORTE DE MINÉRIO DO MUNDO. O mineroduto Minas-Rio percorre a distância de 525 quilômetros e passa por 32 municípios, saindo de Conceição do Mato Dentro, a 170 quilômetros de Belo Horizonte e chegando até o litoral do Rio de Janeiro.

O porquê estamos falando da importância de planejamento financeiro e execução orçamentária em um projeto de grande porte? O fato é que o projeto Minas-Rio, inicialmente orçado em US$ 3 bilhões teve sua previsão de investimento aumentada para US$ 8,8 bilhões! Não distante disso, o projeto que deve entrar em operação em dezembro deste ano chega a este ponto com o atraso de 4 anos.

O estouro de orçamento e o atraso da obra – que enfrentou denúncias no Ministério Público, remoção de centenas de famílias, gastos com liminares, imprevistos geológicos e arqueológicos, além da demora para obtenção de licenças ambientais – levaram, em abril do ano passado, ao afastamento da presidente global Cynthia Carroll.

O presidente da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American, Paulo Castellari, afirma que a mineradora mantém a previsão de iniciar a operação no fim do ano. “O Minas-Rio será um grande gerador de caixa, porque é um produto de volume e com um custo baixo”, mas também afirma que “remunerar nosso capital vai ser muito difícil…” o que demonstra a dificuldade em tornar viável este investimento bilionário.

Quer saber mais, clique aqui e veja a matéria completa.

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *