[Tutorial] Configurando o Visual Studio para o Workflow do Project Server

Uma coisa muito interessante do Project Server 2010 é a possibilidade de criação de fluxos de processos customizados. É impressionante o que pode ser feito com ele.

Quando tenta-se implementar uma metodologia de gerenciamento de projetos, uma das maiores dificuldades além da rejeição das pessoas, é o fato delas acharem que a metodologia vai impor muitos documentos a serem preenchidos .

Mas caros colegas, nossos problemas acabaram!!! 😀

Com a possibilidade de criar novos workflows no Project Server podemos “fluxonalizar uma metodologia”, ou seja, conseguimos definir quais os processos e quais documentos cada projeto deverá passar, exemplo:

Se um projeto tiver um orçamento de R$100 mil serão exigidas informações como, análise de viabilidade; análise de retorno sobre o investimento; plano do projeto; cronograma; aprovação dos diretores e etc.

Caso o orçamento do projeto seja menor que R$10 mil, exigiremos apenas o cronograma e aprovação do gerente.

Com a possibilidade de customizar os fluxos, agora ninguém mais terá a desculpa de não conhecer o processo ou de falar que não sabia o que precisa ser feito, o Project dirá o caminho a ser seguido, ele será a trilha para a construção do plano de gerenciamento do projeto.

Fantástico, não?

Mas antes de criar propriamente o fluxo, temos que configurar o Visual Studio 2010 para conectar com o Project Server, e é esse o objetivo do post de hoje.

Abra o Visual Studio, e crie um novo Projeto do tipo Sequential Workflow.

File -> New -> Project

Clique em Ok.

No próximo passo indicaremos qual é a URL do aplicativo do Project Server que queremos criar o workflow.

Clique em Next.

Agora vamos nomear o workflow. O primeiro nome é o do workflow e o segundo é o da classe que será criada, por default, ele retornar Workflow 1, mas nada nos impede de alterarmos isso.

Vamos configurar com a opção Site Workflow, ela indica que o fluxo que criamos será relacionado ao um site ao invés de relacionar a uma lista.

Nessa etapa será configurado a lista de tarefa que o workflow será associado e a lista que o histórico será guardado. Selecione as opções acima.

Selecione a opção para iniciar o fluxo manualmente e pronto. Configuramos o Visual Studio para criar um workflow customizado.

Adicionando a barra de ferramentas do Project Server

Infelizmente o Visual Studio não retorna a caixa de ferramentas necessária para criarmos o nosso fluxo. Teremos que adicioná-las manualmente. Segue os passos.

Clique com o botão direito na barra de ferramentas e adicione uma nova tab.

Altere o nome dela para Project Workflow. Dentro da tab criada, clique novamente com o botão direito e escolha a opção Choose Items.

Vá até a aba System.Workflow Components e clique no botão Browser para selecionar as dll’s do workflow Project e do Sharepoint.

Os caminhos são esses:

  • [Program Files]Microsoft Office Servers14.0BinMicrosoft.Office.Project.Server.Workflow.dll (Project);
  • [Program Files]Common FilesMicrosoft SharedWeb ServerExtensions14ISAPIMicrosoft.Office.Workflow.Actions.dll  (Sharepoint)

Feito. Agora já temos as ferramentas para criar os fluxos.

Nos próximos tutoriais eu criarei um fluxo customizado, mas se você quiser um excelente material de estudo, segue um White Paper que tem um step-by-step de um novo workflow: http://technet.microsoft.com/en-us/library/ff973112.aspx

Abraços,
Renato Torres.
Sigam-me no twitter (@rexnato_torres)

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *