Quando o planejamento venceu o improviso

E ai pessoal, tudo bem?

Hoje meu post não poderia ser outro, infelizmente, ainda não me “curei” da ressaca moral do nosso último jogo rs.

Acredito que assim como eu a maior parte do mundo ainda não digeriu a goleada histórica que levamos da Alemanha! As teorias são inúmeras: vendemos a Copa, os jogadores sofreram de um apagão, malas de todas as cores são inventadas na mesma velocidade que os gols da Alemanha aconteceram no último jogo.

Depois de muito pensar cheguei a uma conclusão muito mais racional e simples: O Planejamento venceu o Improviso!

Como assim?

A Alemanha vem se preparando desde o ano 2.000 para alcançar os resultados que estão apresentando na Copa das Copas.

Um lindo projeto foi criado para incentivar, preparar as categorias de base, identificar talentos, difundir e consolidar o esporte mais popular do planeta. Um planejamento lindo, execução militar e com toda excelência típica do povo alemão.

E o que o Brasil fez nos últimos 14 anos?

Não quero tornar meu post politizado e muito menos partidário, mas temos que combinar que não temos nada que chegue nem próximo a esse programa alemão para qualquer esporte. Continuamos a praticar o improviso e acreditamos que o talento individual de um ou dois jogadores podem decidir e garantir um resultado positivo.

E depois da nossa derrota histórica ficou claro que o planejamento sempre vencerá o improviso!

Agora eu te pergunto, em seus projetos, você pratica mais o planejamento ou o improviso?

Quantas vezes nos deparamos com situações complexas em projetos e que falamos: “Se Deus quiser vai dar certo!” ou “Tenho fé que vai dar tudo certo com o projeto ou a entrega que tenho que realizar!”.

Não que nós, gerentes de projetos, devemos deixar de lado a proteção divina rs, mas precisamos contar um pouco menos com a “ajuda divina” ou com o “jeitinho brasileiro” e nos apoiarmos em planos mais consistentes, alcançáveis e realistas!

Veja a matéria do Esporte Espetacular sobre o Programa de Talentos da Alemanha, o use como inspiração em seus projetos e vamos torcer para que nossos governantes também se inspirem e tentem fazer algo parecido.

E para finalizar, que Deus ajude a Alemanha no próximo domingo, porque a Argentina ser campeã na Copa das Copas no Brasil, depois de termos perdido de 7, já é humilhação demais.

Sou Alemã desde criancinha!

#vaiAlemanha

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *