Projeto Rio 2017 – Como usar a Gestão de Projetos para Alcançar suas Metas Pessoais

Falaaaaaaaaaaaaa GP, tudo bem?

Há 12 anos eu finalizava um dos projetos de maior sucesso na minha vida que foi a obtenção da minha certificação PMP.

Sempre digo que foi um dos projetos de maior sucesso da minha vida, pois em janeiro de 2004 eu já defini o dia que faria a prova e eu consegui cumprir direitinho tudo o que tracei.

E o que eu fiz para o PMP que me deu tanto resultado?

Eu montei um plano, um cronograma, defini minhas metas e principalmente fiz o acompanhamento semanal da minha evolução. É claro que não fiquei estudando para a prova o ano todo, mas eu estava terminando meu MBA em Projetos e precisava ter um plano consistente para que nada me desviasse o foco.

OK! OK! Mas, por que isso é importante agora?

Estamos em uma fase do ano onde todas as promessas começam a brotar, tudo o que não executamos durante os últimos 5 anos, tornam-se novas metas e desejo para o ano vindouro, concorda?

E é para me ajudar a alcançar minhas metas pessoais que eu estou criando uma nova série no Blog chamado – Projeto Rio 2017, quem sabe isso pode também lhe ajudar.

Vamos ao histórico desse projeto…

Esse ano eu tive uma série de problemas de saúde, muitos deles agravados pelo sedentarismo e estilo de vida frenético, inclusive recebi um ultimato de meus médicos rs. Como eu tenho certeza que eliminar o estilo de vida frenético é uma meta muito audaciosa eu decidi iniciar eliminando o sedentarismo.

Nos últimos anos tenho tentado me manter ativa, seguindo uma rotina de exercícios, mas qualquer motivo vira desculpa para que eu não a cumpra, para que eu desvie o foco e encontre coisas mais legais para fazer.

Então para evitar o fracasso novamente resolvi transformar essa minha necessidade em um projeto, afinal de contas, projetizar uma iniciativa é a forma mais simples de se transformar ações em resultados.

O objetivo do projeto Rio 2017 é: Jacque Torres correr de forma contínua a meia maratona do Rio no dia 20/08/2017 e alcançar a marca de até 2h16.

São praticamente nove meses de preparação, pode até parecer um tempo muito longo para alcance dessa marca, mas não é não… hoje consigo correr um pouco mais do que 10% dos 21 quilômetros da prova. O meu caminho é literalmente longo até a linha de chegada.

Como toda meta transformadora, o sucesso será mais facilmente alcançado se um Patrocinador for designado, pois isso ajuda demais na manutenção do foco. Por isso decidi compartilhar com você essa minha experiência – porque você será o meu Patrocinador Anjo, você me ajudará a me manter focada durante os próximos nove meses.

Toda terça-feira escreverei um post com o Status Report do projeto, apresentarei a evolução física, principais marcos alcançados, principais Issues e tudo que tange o acompanhamento efetivo de um projeto; e eu deixarei todos os arquivos disponíveis no Blog, caso você queira utilizar em seus projetos pessoais.

Na próxima semana terei a primeira entrega do projeto com:

  • Project Model Canvas
  • Equipe do projeto
  • Cronograma
  • Status Report

Caso você anime em participar comigo dessa aventura, me mande um “oi” por e-mail, um comentário, um sinal de fumaça e vamos juntos transformar as nossas ações pessoais em resultados.

Vamos nessa? Te encontro no Rio em agosto?

Um forte abraço, adeus ano velho e feliz ano novo.

#projetoTransforma #projetizando #equipeProjetizando #projetizandoNoRio2017 #gpDePegada #meuProjetoMinhaVida

2 Comentários

  1. Alex Tito de Morais, PMP, SCPM novembro 30, 2016 Reply
    • Jacque Torres novembro 30, 2016 Reply

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *