O que é Gestão de Projetos?

Falaaaaaa GP, tudo bem?

Hoje falarei um pouco sobre o que é a Gestão de Projetos, um artigo para explicar o que é e a sua importância para uma empresa em determinadas épocas.

Mas afinal, o que é a Gestão de Projetos?

Bom, é a “aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto com o objetivo de atender ou exceder as necessidades e as expectativas dos envolvidos em um determinado projeto”, essa seria a definição básica para essa área.

O Gerente de Projetos é como se fosse o guia de um projeto e o responsável por cada avanço dele. Ele monta uma trajetória e diversos objetivos para cada participante da equipe, isso pensando em um final positivo.

A organização é algo fundamental para todo Gerente de Projetos, pois é necessário muita organização e disciplina para lidar com um prazo, orçamento e uma equipe tomada por profissionais que muitas vezes não tem o conhecimento da importância do trabalho de seu trabalho.

Apesar dessa área ser uma área em crescimento, ainda é um trabalho pouco valorizado, pois muitas vezes o Gerente de Projetos é negligenciado no mercado de trabalho. Esse profissional é muito necessário durante uma fase de transição de um projeto do papel para a ação e, consequentemente, o sucesso.

Agora, vamos pensar um pouco, um executivo, empresário, CEO de uma empresa tem suas próprias obrigações dentro de suas funções, imagina o quão complicado se torna o fato de você seguir suas obrigações e ainda ter que guiar um projeto? Uma tarefa quase que impossível, por isso a necessidade de um Gerente de Projetos, alguém especialista que cuide apenas dos projetos e de sua execução.

A Gestão de Projetos fornece uma estrutura padrão para obter sucesso com um projeto, é uma espécie de receita de bolo e se segui-la as chances de acontecer algo prejudicial ao projeto diminuem exponencialmente, claro que cada projeto tem seu tamanho, orçamento, prazo e sobretudo suas próprias especialidades, mas apesar disso tem a mesma estrutura se olhar em um âmbito geral.

Um projeto é algo temporário, pode ser a criação de uma franquia, a construção de um novo escritório, a distribuição de algo ou até o desenvolvimento de um produto. Tudo que tenha um começo, meio e fim. As tarefas dentro desse projeto são divididas pelo gerente de projetos e também acompanhadas por ele.

A equipe durante o projeto tem que estar em harmonia para que não prejudique o trabalho, por isso a liderança de um Gerente de Projetos é algo fundamental, não uma simples designação de tarefas à pessoas, mas sim um acompanhamento geral do projeto e de cada avanço ou retrocesso.

Os erros na execução de um projeto podem impactar diretamente a empresa de uma forma bem negativa então é preciso que o profissional esteja muito atento a cada passo dado para evitar ao máximo as possibilidades de resultados negativos.

Além de todo o trabalho primordial de um Gerente de Projetos, ele também tem que saber como influenciar a sua equipe e como continuar positivo mesmo se as coisas não estarem dando tão certo. Problemas sempre vão existir, o profissional tem que continuar confiante para não desestabilizar a equipe e não causar algum desastre por falta de esperança. “Não está dando certo então tenho que encerrar por aqui” não! O Gerente de Projetos tem que ter a mesma esperança de uma criança, para motivar a equipe e obter os resultados para conseguir sucesso do projeto.

A gerencia de projetos é muito necessário para as empresas hoje em dia, é uma área que divide o projeto, organiza e o executa, mas infelizmente não tem o reconhecimento necessário. As pessoas necessitam saber da importância dessa área e dos profissionais dessa área.

A grande maioria dos executivos ainda tem uma visão arcaica, aquela de que um profissional dessa área apenas cobra os resultados, e atualiza o % de conclusão das atividades em um cronograma, ou seja, uma área que agrega pouco e tem um grande custo, principalmente para pequenas empresas.

A Gestão de Projetos serve para alinhar as pessoas e fazer com que os resultados saiam do papel, serve para dar clareza para a equipe, é isso que os executivos tem que enxergar, que um Gerente de Projetos traça uma série de ações que no final resultam em um projeto bem sucedido. Trata-se de fazer certo da primeira vez, ter metas definidas e um processo de acompanhamento para que não de errado.

Bom GP, é isso.

Espero que tenham entendido a importância da arte da Gerência de projetos.

 

Um Forte abraço!

#facaNaCaveira  #projetizando #GPdePegada #missaoDadaMissaoCumprida #focaQueDa #focaNoBeneficio

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *