O poder da última semana de um projeto!

Falaaaaaaaaaaaaaaa GP, tudo bem?

Nas últimas semanas os “TT” (trends topics) de qualquer conversa gira em torno do ambiente olímpico.

Muito se fala da beleza da abertura, da força e do desempenho dos atletas, de Neymar, Marta e ginástica, enfim, em uma semana viramos especialistas em todos os esportes rs…

Mas, não quero falar das Olímpiadas sobre esses aspectos… quero falar sobre o ponto de vista de cronograma.

Literalmente o mundo todo viu os problemas que tivemos nos alojamentos da Vila Olímpica, alguns viraram até memes:

Canguru Meme das Olimpíadas do Rio em 2016

 

Não estou falando que seja simples gerenciar um programa tão complexo quanto esse, ou que a equipe não estivesse preparada, ou que eles não tinham um planejamento bem feito.

Gerenciar um programa como esse é coisa para “Gente Grande” e com muita experiência, mas o que eu quero mostrar é que se eles tivessem mais uma semaninha nada disso teria acontecido.

E tenho certeza que você já deve ter passado por um projeto assim, onde você precisaria só de mais uma semaninha, não é mesmo?

Eu já passei por isso inúmeras vezes rs… pena que o tempo é inelástico.

Mas, por que isso acontece?

Mesmo fazendo um plano bem feito, com todas as boas práticas, calculando uma reserva técnica (gordurinha do projeto), muitas vezes a gente sente falta daquela uma semaninha…

Mas, se fiz tudo como manda o figurino, onde foi que eu errei?

A resposta é bem simples, mas muito difícil de controlar: USAMOS A RESERVA ONDE NÃO DEVERÍAMOS.

Muitas vezes nós montamos um plano lindo, com a reserva calculada certinha, concentrada em uma atividade e sempre antes de uma grande entrega, mas acabamos diminuindo essa reserva a cada semana de projeto.

E isso acontece por algum atraso em decisões iniciais, ou por um vacilo da equipe, ou por algum risco que aconteceu ou simplesmente porque não estamos realmente tão comprometidos com o projeto.

Temos que ter em mente que uma reserva usada erroneamente no início do projeto lhe trará problema na última semana que antecede a entrega. É matemática, é lógica, pode ter certeza que vai acontecer por mais que você lute contra.

Sempre nas últimas semanas, o projeto ganha um ritmo absurdo, as emoções afloram, a pressão aumenta e se não tivermos essa reserva não teremos condições de entregar na qualidade que é esperada pelos nossos Stakeholders.

Lute o tempo todo no início do projeto para manter em uma redoma a sua reserva. Não a use nem sobre fortes ameaças, se for necessário trabalhar no final de semana para recuperar o prazo, faça isso já no início do projeto. Não deixe para recuperar amanhã o prazo que você pode recuperar hoje!

Além disso, para controlar essas últimas semaninhas de projeto, sempre instituo uma reunião diária para eliminação de impedimentos. Essas reuniões eu as chamo de “call do Bom Dia”, e tem um ritual para sua realização…

No meu próximo post falarei como recuperar um projeto apenas com um “bom dia”!

Um forte abraço e cuide da sua reserva com muito carinho e proteção!

#projetizando #gpDePegada #projetoTransforma

2 Comentários

  1. Emerson Gustavo Castro agosto 15, 2016 Reply
    • Jacque Torres agosto 15, 2016 Reply

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *