MS Project vs. MS Excel

Faaaala GP, tudo bem?

Na última semana a Microsoft lançou a campanha “MS Project vs. MS Excel”, onde em vídeos bem humorados ela retrata o ambiente de projetos, comparando a mesma gestão com as duas ferramentas.

Na primeira peça da campanha, nós somos apresentados a seguinte comparação: ¨se você não usa uma colher para regar uma planta, por que você utiliza o Excel para gestão de projetos?”.

Costumo pensar que cada doença tem um tratamento específico e o remédio errado pode prejudicar, talvez até agravar a doença.

Bom GP, nesse caso o que podemos aprender com essa campanha da Microsoft é que o Excel é um remédio para várias doenças, mas para algo tão complexo como a gestão de projetos ele não é tão eficiente, e ainda pode piorar as muito as coisas.

O que acontece é que por mais que a gente crie fórmulas e soluções para usar essa ferramenta na gestão de um projeto, ela continua sendo tudo muito manual e muito complicada, muitas vezes você não vai conseguir ter uma visão real de todo seu projeto com um grande risco de prejudicar todo o andamento dele.

O simples é muito perigoso, é a mesma coisa que você contratar um profissional que cobra 60 reais em um trabalho que a maioria cobra por volta de 600 reais. O famoso “o barato muitas vezes sai caro”. E se não der certo? Você corre esse risco!

Agora vamos às diferenças do Project para o Excel…

A primeira diferença e a principal, ao meu ver, é que o Excel não nos apresenta um cronograma dinâmico, ou seja, não consegue colocar calendário, não consegue constar os imprevistos. Por exemplo, se um projeto tem uma duração de 5 meses, mas nesse meio tempo tiveram vários feriados e férias de alguns funcionários. Nesse caso, o Project conta e ainda analisa os atrasos.

Possuímos mais uma diferença, o Excel tem falta de relacionamento interdependente, ele não recalcula o impacto de atrasos no meio do projeto, já o Project, como possui a facilidade do calendário, consegue recalcular os atrasos.

O Excel também não nos dá a visão do caminho crítico, o Project sim, mostra onde não podemos errar em hipótese alguma.
Além de tudo, o Project é uma ferramenta que nos permite realizar gestão de recursos.

O principal problema é que as pessoas têm uma série de preconceitos com o Project, acham uma ferramenta muito complicada, mas na verdade é bem simples de usar. Basta um pouco de prática e um conhecimento básico.

É isso GP, espero que essa campanha seja um incentivo para vocês começarem a usar a ferramenta feita para o gerenciamento de projetos e deixem de lado as “gambiarras” com o Excel rs.
Um forte abraço.

#facaNaCaveira  #projetizando #GPdePegada #missaoDadaMissaoCumprida #focaQueDa #focaNoBeneficio

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *