Fatores de insucesso na implantação de um PMO

Fala galera, tudo bem?

O blog tem andado meio desatualizado devido a falta de tempo, infelizmente, eu cuido sozinho de tudo e da uma trabalheira gigante manter isso no ar, mas – chega de chorumelas – vamos a mais um artigo.

Faz certo tempo que já venho implantando o PMO desde pequenas até gigantescas empresas. Percebo que independente do tamanho da corporação os fatores para o insucesso, dessa poderosa ferramenta, muitas vezes são os mesmos:

  • Quantidade excessiva de burocratização;
  • Falta de autonomia do PMO;
  • Falta de apoio do executivo;
  • Falta de conhecimentos gerencias.

Vou tentar explicar um pouquinho mais de cada um desses fatores.

Quantidade excessiva de burocratização

Quando vai se implantar um PMO o maior medo das pessoas que participarão do projeto é a burocratização. No momento em que estamos fazendo o teste de maturidade da empresa, os maiores receios dos entrevistados são:

  • Agora terei que preencher milhões de templates de documentos;
  • Com todos esses documentos não conseguirei fazer o meu trabalho do dia-dia;
  • É impossível fazer tudo isso! Não tenho todas essas informações!

É importante pensar que o PMO deve se adequar aos processos da empresa. Não adianta querer implantar milhões de processos gerenciais que não agregarão nada para a empresa ou que podem gerar uma resistência grande. Pense simples.

Falta de autonomia do PMO.

O patrocinador do PMO DEVE dar autonomia suficiente para a equipe de projetos na empresa. Sou consultor e constantemente vemos o patrocinador querer ter controle de tudo que a equipe está fazendo, o que faz com que ele vire o gargalo do projeto, com isso, o processo fica muito mais lento e menos dinâmico.

Falta de apoio do executivo

Para o desenvolvimento pleno do PMO é de fundamental importância o apoio do executivo, se possível, venda primeiro a idéia do projeto para o cargo mais alto da empresa, pois, se ele apoiar a utilização das a ferramentas e técnicas todos colaborarão.

Caso contrário, o trabalho será muito mais árduo, já que num primeiro momento os processos não serão “obrigatórios”. No meu ponto de vista, esse é o principal fator para o insucesso do projeto.

Falta de conhecimentos gerenciais

Geralmente uma empresa que quer se projetizar já tem alguns gerentes de áreas, mas que, no entanto, não tem conhecimentos gerenciais e sim técnicos. Para contornar essa situação, é necessários fazer projetos pilotos – simples – com cada um e ministrar treinamentos de gerenciamento de projetos.

Capacitando e vendendo os benefícios do PMO para esses colaboradores, ganha-se força para a continuidade do trabalho.

Acredito que esses 4 fatores são os que mais dificultam a implantação do escritório de projetos, é claro que isso não significa que se você contornar esse problemas a implantação terá 100% de sucesso, mas afirmo que sua tarefa será muito mais fácil e os resultados aparecerão muito mais rápido.

Abraços.
Renato Torres

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *