A Banalização da Gestão de Projetos

Já faz um certo tempo que venho percebendo que as empresas, principalmente de TI, vem banalizando a função gerente de projetos, é cada vez mais comum encontrar pessoas sem o mínimo preparo exercendo essa função ou pensando exercer.

Há alguns anos participei de um processo seletivo em uma grande empresa no setor de serviços de TI, passei por todo processo seletivo, várias entrevistas, provas técnicas, provas de inglês, porém, quando chegamos a proposta financeira, verifiquei que o valor oferecido era absurdamente baixo e não chegamos a um acordo. Após alguns meses descobri que a vaga que eu estava concorrendo foi assumida por uma secretária da mesma empresa por um salário ainda mais baixo do que o oferecido à mim.

Enfim, infelizmente a cada dia que passa o sentimento de que para muitas empresas apostam em “Gestores”  que na verdade são simples organizadores operacionais de tarefas, sem as habilidades fundamentais para um bom gerente de projetos.

O ponto é que as empresas ainda acham que estão levando vantagem por pagarem salários baixos e assim “economizando” recurso, o que eles não veem é quanto estão realmente gastando com gestores mal preparados e sem a capacidade de gerir um grande projeto.

Sabemos que gestores de projetos bem preparados conseguem economizar realmente para empresa cerca de 20% a 35%, enquanto que os mal preparados estouram em mais de 200% os orçamentos proposto, isso significa, segundo nosso EVA que estamos gastando R$ 3,00 para produzir R$ 1,00. Isso sem contar na credibilidade perdida com um projeto gerenciado de forma inadequada.

Espero que as empresas entendam a grande importância que o gerente de projeto tem para a equipe, para os resultados e para a perpetuação de seus negócios e comece a buscar profissionais de verdade para gerenciar seus projetos!

Abraços,
Reinaldo Boesso, PMP

4 Comentários

  1. Paulo Alves Jr. janeiro 18, 2012 Reply
  2. Roberto Taveiros Darski novembro 11, 2016 Reply
  3. Roberto Taveiros Darski novembro 11, 2016 Reply
  4. Roberta Panzera janeiro 6, 2017 Reply

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *