5 Falhas Fundamentais do Gerente de Projetos

Quando um projeto é iniciado dentro de uma empresa, a presença de um gerente de projetos é essencial, pois ele é o profissional responsável por reunir todas as informações a respeito da sua execução.

É ele também quem deve acompanhar cada tarefa destinada aos demais envolvidos, oferecendo apoio, cobrando prazos e dando ao projeto o destino necessário.

Em meio a tanta responsabilidade, não existe espaço para erros, os quais podem comprometer o sucesso do trabalho.

Porém, alguns deles devem ser ainda mais evitados e para não correr o risco de colocar tudo a perder. Veja quais são as falhas que podem arruinar qualquer projeto.

1 – Não definir claramente o resultado (objetivo)

O gerente de projetos deve, acima de tudo, saber qual é o objetivo do trabalho que está gerenciando. Se ele não tiver pleno domínio sobre isso vai ser impossível passar para a sua equipe qual o trabalho que deve ser executado.

Porém, não se trata apenas de estar a par dos resultados que o projeto exige, mas também de saber transmitir essas informações aos demais. Assim, uma das principais falhas de um gerente de projetos é não saber se comunicar adequadamente, sem deixar bem claro à equipe o que deve ser feito.

2 – Falta de planejamento detalhado

Como diz a sua própria função, o gerente deve gerenciar e isso não se refere apenas a comandar os demais. Ele precisa ter um plano de ação para o projeto, a fim de organizar cada passo, o que não ajuda apenas na realização da sua tarefa de gerente, mas também de cada membro do grupo do qual está afrente.

Isso significa que outra falha fundamental que pode levar ao fracasso de um projeto é não ser organizado e deixar de estabelecer o passo a passo de tudo o que deve ser feito.

— CLIQUE AQUI E SAIBA COMO TRANSFORMAR OS RESULTADOS DE SEUS PROJETOS —

3 – Falta de controle rígido e periódico

Quando não se tem um planejamento adequado para a realização de um projeto, as consequências negativas veem em forma de cascata. Um erro bem comum de ocorrer nesse contexto é a falta de controle do projeto, pois sem definir a ordem das tarefas e seus prazos não se tem resultados eficientes.

E mais do que isso, o controle deve ser rigoroso, em termos de pontualidade e qualidade. Quando isso não ocorre, as chances de problemas de percurso são grandes, ainda mais quando o controle não ocorre de maneira periódica. Nesse sentido, erra o gerente de projetos que não consegue se posicionar com liderança dentro do grupo.

4 – Não ter um checklist para as entregas

Sendo o gerente de projetos responsável pelo planejamento e execução de um trabalho, ele deve exigir de sua equipe o comprometimento com os prazos. No entanto, ele também deve fazer a sua parte com excelência.

Uma falha fundamental no gerenciamento de projetos, portanto, é não registrar cada etapa concluída, sendo o checklist para as entregas um recurso de extrema importância para o controle das tarefas executadas. Dessa forma, aumenta-se ainda o comprometimento da equipe.

— CLIQUE AQUI E SAIBA COMO TRANSFORMAR OS RESULTADOS DE SEUS PROJETOS —

5 – Não ter indicadores e metas claras para toda equipe

Um projeto não costuma estar avulso dentro de uma empresa, ele faz parte de um grupo de ações que tem um objetivo maior, como oferecer um produto de alta qualidade, aumentar as vendas, etc.

Em uma empresa onde existe uma hierarquia bem definida é o gerente de projetos que deve suprir a sua equipe com informações que a deixem a par do contexto maior que integra o trabalho que está realizando.

Assim, outra falha é quando esse profissional não deixa claro quais são as metas da empresa, situando o projeto dentro do planejamento empresarial.

— CLIQUE AQUI E CONFIRA “OS 3 PRINCIPAIS ERROS QUE TODO GERENTE DE PROJETOS COMETE” —

E aí, você já cometeu alguma dessas falhas?
Deixe seu comentário abaixo e conte qual foi a solução encontrada!

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *