Conhecer é Tão Importante Quanto Reconhecer

Falaaaaaaaaaaaaaa GP, tudo bem?

Um dos maiores desafios de todo gerente de projetos é manter um relacionamento interpessoal sadio durante o projeto e com todos os envolvidos.

Não é segredo para ninguém o quanto é complicado manter a equipe focada, motivada e direcionada durante o projeto e muitas vezes a falta desse entrosamento da equipe pode inclusive levar o projeto ao fracasso.

Outra verdade quase absoluta é que muitos gerentes de projetos são pessoas mais técnicas, que muitas vezes chegaram ao cargo de GP por ter muito conhecimento técnico e por ter se destacado nessas funções.

Essa misturinha de gerente muito técnico associada a complexidade do relacionamento interpessoal pode apimentar de forma indigesta qualquer projeto.

Para evitarmos conflitos desnecessários tenho duas dicas que são infalíveis:

  1. Conhecer: é muito importante o GP conhecer sua equipe; o conhecimento deve ultrapassar os aspectos técnicos e profissionais. É importante conhecer a história das pessoas, entender suas preferências, esportes que pratica, livros que gosta de ler, enfim, é importante conhecer a pessoa que está por trás do profissional.
    Quando começo a trabalhar com uma nova pessoa em minha equipe, eu sempre pergunto qual seu signo rs, essa é uma forma de dar uma quebrada no gelo, e conhecer as suas principais características, apesar de não acreditar muito em astrologia rs.
    Busque informações para que você possa usar naquele dia que precisa dar uma acalmada na equipe, tirar um pouco o foco de algum ponto de conflito e/ou pressão.
    Esses momentos do GP com a equipe são muito importantes, isso o aproximará mais das pessoas e facilitará demais o seu dia-a-dia.
  2. Reconhecer: é quase um clichê para qualquer líder, é necessário saber reconhecer os resultados da equipe e enaltecer esses resultados sempre que oportuno.
    Um bom GP deve ser um bom líder, e um bom líder deve saber reconhecer os resultados de sua equipe. Inclusive não pode errar na dose para não ficar muito previsível e perder o valor.
    Reconhecimento financeiro também é importante, necessário e essencial, mas um reconhecimento sincero pode motivar muito a equipe e com certeza irá deixar aquele sentimento de: “tudo valeu a pena”.

É isso GP conheça sua equipe, se aproxime dela, estabeleça relações e melhore os resultados de seus projetos.

E aí qual é o seu signo? Eu sou pisciana.

 

Um forte abraço!

#projetoTransforma #gpDePegada #projetizando

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *